Pages - Menu

Pages

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Alerta para as mamães: andador está proibido

Alerta para as mamães: andador está proibido

ThinkstockOi, queridos e queridas!
Desde que mergulhei de cabeça no universo da maternidade acompanho de longe a polêmica do andador. A maioria dos filhos das minhas amigas passava horas em pézinho. Enquanto isso, muitos pediatras, como a minha, por exemplo, nunca recomendaram seu uso, alegando que ele era perigoso para os bebês. Por via das dúvidas, Nina e Maitê (minha filhas) não tiveram andadores. Mas ele continuava sendo vendido normalmente, contrariando o resultado de testes do Inmetro, inclusive. O órgão avaliou dez diferentes marcas e reprovou todas elas.
A Sociedade Brasileira de Pediatria decidiu agir. Elaborou uma ação civíl pública e a agora é oficial: a venda de andadores infantis está proibida em todo Brasil, em caráter liminar. A determinação é da justiça federal do Rio Grande do Sul. Em sua decisão, a juíza Lizandra Cericato Villarroel, de Passo Fundo (RS) afirmou que o andador pode causar acidentes, gerando risco à saúde e à vida das crianças que utilizam o produto.
"A não-conformidade com as normas técnicas do produto de acordo com a metodologia definida pelo Inmetro preocupa, na medida em que as quedas são relatadas como a principal causa de ferimentos nos acidentes com o produto, indicando os relatos que os acidentes são frequentes mesmo que sob a supervisão de adultos, representando 35,71% dos números de ocorrências", informou.
Os números são chocantes. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, há pelo menos um caso de traumatismo para cada duas ou três crianças que utilizam o andador e em um terço destes casos as lesões são graves. Os pediatras explicam que bebês que usam o equipamento levam mais tempo para ficar de pé e para caminhar sem apoio, engatinham menos e têm resultados inferiores em testes de desenvolvimento. Quem descumprir a decisão vai pagar uma multa de R$ 5 mil por dia.
Fim da polêmica. Andador é perigoso e ponto final.
Beijos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário