Pages - Menu

Pages

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Tire as suas dúvidas sobre o uso do BOTOX@

Tire as suas dúvidas sobre o uso do BOTOX

DSCI1022
por Carol Maia em 23-10-2012
Com os padrões de estética cada vez mais elevados, é quase impossível não ficar curiosa quando o assunto é o uso da TOXINA BOTULÍNICA, comercialmente conhecida como BOTOX. Pela praticidade da aplicação (não cirúrgica) e pela rápida percepção do resultado, a verdade é que o uso dessa substância milagrosa caiu nas graças da mulherada. Mas entre mitos e verdades, alguns cuidados devem sem tomados, e é por isso que o Observatório Feminino foi ao consultório da dermatologista Paula Corrêa esclarecer dúvidas e desvendar curiosidades sobre este que é um dos procedimentos de beleza mais utilizados do mundo.
OF – Qual é o principal efeito da TOXINA BOTULÍNICA (TB) e em quais casos o uso é recomendável?
PC – O grande efeito é a paralisação muscular. A substância é indicada para evitar rugas, minimizar os efeitos do envelhecimento no pescoço e na área sub mandibular, para tratamentos de enxaqueca, em alguns transtornos musculares que levam à assimetria facial e em casos de sudorese excessiva. A ginecologia também já se curvou ao uso da substância. Ortopedistas também não ficam de fora do hall de adeptos, nessa especialidade, a TB é utilizada para o controle de espasmos e rigidez musculares (cãibra). Neurologistas e oftalmologistas também a usam para tratamento de algumas sequelas de paralisia cerebral e estrabismos (defeito de alinhamento dos olhos), por exemplo.
OF – Terminamos usando o nome Botox como sinônimo de toxina botulínica, mas há outros fabricantes, correto?
PC – Botox é a marca pioneira da toxina botulínica. Mas há outros produtos no mercado, ou melhor, há toxina botulínica vendida por outros laboratórios com nomes diferentes, por exemplo: Prosigne, Dysport.
OF – Como a aplicação é realizada?
PC – A aplicação é realizada através de agulhas de insulina, e o líquido injetado, por sua vez, causa um certo desconforto. É possível colocar pomada anestésica antes da aplicação, o que diminui o incômodo. Mas vale salientar que a maior parte dos pacientes não usa anestesia.
OF – Como a substância age no organismo?
PC – O BOTOX bloqueia a transmissão da placa neuromuscular, mas com o passar do tempo, novas placas serão formadas, tornando necessária uma nova aplicação.
OF – Qual a durabilidade da aplicação ?
PC – A prevenção de rugas pede um intervalo de quatro a seis meses (quando a atenuação dos efeitos é notória) entre as aplicações. Já em pacientes com hiperidrose (suor excessivo), o indicado é fazer uma nova aplicação de seis a oito meses.
OF – Em que casos o uso do BOTOX é contraindicado?
PC – Em casos de gravidez e amamentação, durante o uso de alguns antibióticos (aminoglicosídeos) e pessoas que tenham distúrbios de coagulação.
OF – Como identificamos que o procedimento não foi bem sucedido?
PC – É possível identificar por alguma assimetria facial. É importante lembrar que os hematomas não se constituem quando o procedimento é mal sucedido, mas, sim, na apresentação de algum efeito, o que não é infrequente.
OF – Porque aplicações na área perioral são evitadas? Quais os locais que mais se beneficiam com o uso da TB?
PC – Justamente pelo risco de incapacidade de realizar alguns movimentos com a boca, como soprar, tomar sopa, sugar um canudo. Sem dúvida, a testa é um dos locais que mais se beneficia com as aplicações, mas o procedimento deve ser muito bem avaliado para evitar ptose palpebral (quando os olhos ficam com um aspecto, parcialmente, fechado) e mudança desfavorável no desenho da sobrancelha.
OF – Quais os especialistas médicos estão aptos a usar a TB na face?
PC – A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) permite apenas que médicos e dentistas apliquem o Botox, mas no caso destes, apenas para fins não estéticos, como por exemplo: nos tratamento de bruxismo, disfunção de ATM -  Articulação têmporomandibular e sorriso gengival.
OF – Quais os avanços ainda esperados no uso dessa substância?
PC – O BOTOX em gel está sendo estudado. Essa pesquisa já mostra, por exemplo, que também é possível obter bons resultados nas rugas perioculares com esse formato. A substância em gel trará vantagens pela total praticidade e para os que têm medo de agulha. O estudo ainda é recente e não foi concluído, mas a posologia é simples: após a lavagem do rosto, basta espalhar uma camada grossa do gel, que deverá ser removida 30 minutos após a aplicação.
OF – Algumas pessoas confundem as práticas de preenchimento facial com as aplicações de botox. Quais as diferenças básicas entre os dois procedimentos?
PC– O preenchimento é indicado para preencher as rugas que já existem ao repouso, são as chamadas rugas estáticas. É um método paliativo e, principalmente, utilizado na área do bigode chinês, ou para tornar os lábios mais volumosos. O BOTOX, por sua vez, é utilizado para evitar a contração muscular, ou seja, a formação de rugas (preventivo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário